segunda-feira, 15 de junho de 2015

ESCOLA ESTADUAL SENADOR GUERRA

O Grupo Escolar Senador Guerra com mais de 100 anos, criada pelo Decreto nº 189, datado de 16 de fevereiro de 1909, sancionado pelo então governador JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DE MEDEIROS, que iniciou suas atividades em Caicó no dia 25 de março de 1909. Funcionando inicialmente na sede da Intendência Municipal , foi composto por uma classe masculina, uma feminina e uma infantil mista, teve como seu primeiro diretor, o professor Pedro Gurgel do Amaral (pai do ex-governado monsenhor Walfredo Gurgel), assistido pelas professoras Filomena Dantas e Alzira Monteiro.
A escola teve como modelo educacional o Grupo Escolar Augusto Severo de Natal, requerida pela Reforma da Instrução Pública Primária no Estado do Rio Grande do Norte, ocorrida nas primeiras décadas do século XX. Durante a administração municipal do Major Camboim (1920 a 1923), aconteceu o lançamento da pedra fundamental da sede própria. O trabalho de edificação esteve sob a responsabilidade do construtor L. Sigaud. Em 22 de setembro de 1925, o prédio foi inaugurado pelo governador do Estado, o caicoense Dr. José Augusto (1924 a 1927) e pelo Prefeito de Caicó o Cel. Joel Damasceno (1924 a 1926).
Construído na parte elevada da cidade, sob influência da arquitetura eclética, o prédio possui salas amplas e arejadas, com várias janelas e portas, e um pátio interno. Se localiza de fronte à Praça Dr. José Augusto e seus fundos estar para a principal via da cidade, a avenida Cel. Martiniano.
Pela Portaria no 402/76-SEC-CS, de 30 de dezembro de 1976, o Grupo Escolar foi transformado em Escola Estadual Senador Guerra – Ensino de 1° Grau. Na década de 90, passou a Centro de Ensino Supletivo pelo Decreto no 12.241/94, de 26 de junho de 1994, permanecendo, até o presente momento, com essa função educativa, com a mudança de nomenclatura para Educação de Jovens e Adultos. Ao longo do tempo, ocorreram modificações nas instalações físicas do Grupo Escolar Senador Guerra para adequá-las às suas novas funções. Entretanto, tais modificações não chegaram a alterar a parte estrutural do prédio, sendo suas linhas arquitetônicas preservadas.
FONTE – BLOG DE WLLANA DANTAS

ESCOLA SENADOR DINARTE MARIZ

A Escola Senador Dinarte Mariz foi construída como Centro de Atenção Integral a Criança (CAIC), oportunizando ao alunado do Bairro Paulo VI e comunidades circunvizinhas de aproximar os saberes numa instituição de apoio integral a criança. A escola está situada a Rua André Sales 667, do Bairro Paulo VI, na cidade de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte - RN, posteriormente  passou a ser Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, criada através do decreto n.º 12.070 de 24.03.94, pelo Diário Oficial nº 8.237 e autorizada pela portaria n.º 413/98 de 03.06.98, no Diário Oficial Nº 9.291.


A escola foi criada no governo do Exm.º Sr. Governador José Agripino Maia e transformada em Centro Escolar Senador Dinarte  Mariz, conforme decreto 12.509 de 13 de fevereiro de 1995, pelo Exm.º Sr. Governador Garibaldi Alves Filho, retornando como escola com a designação de - Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, conforme decreto 14.379 de 24 de março de 1999 – D.O. 9.471.

Assim, a escola denominada Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, homenageou um homem público, seridoense, que destacou-se na política do Estado do Rio Grande do Norte, nacionalmente, pelos serviços educacionais desenvolvidos, o qual elevou a educação regional e estadual, dando oportunidade ao seridoense de inserir na educação superior, criando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


A referida escola funciona no Centro de Atenção Integral a Criança (CAIC) em Caicó – RN apresenta espaço físico satisfatório, porém encontra-se com suas instalações em situações precárias, necessitando de uma restauração urgente na quadra de esportes e nas instalações elétricas e hidráulicas.
FORO EXTRAÍDA DO BLOG MIQUÉAS CAPUXU - TEXTO, BLOG DA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CULPÚRIA CALDAS DE AMORIM




A escola foi fundada em 1979   sendo integrante do projeto PREMEN- Programa de Extensão e Melhoramento do Ensino, criado pelo Decreto Federal Nº 70.067 de 26 de janeiro de 1972, sendo, portanto um Programa Nacional com o objetivo de aperfeiçoar o ensino de 2º grau por meio de um acordo celebrado entre o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento  em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do RIO  GRANDE DO NORTE  . Com ele a tentativa de trazer para o BRASIL   o modelo de Escola Americana.
As finalidades desse programa eram, entre tantas outras, atender às necessidades de ampliação da oferta de matrícula na área do ENSINO MÉDIO  , visto que o PAÍS necessitava de mão-de-obra   para atender às indústrias e propor alternativas de reformulação da estrutura da escola média por meio da implantação de um modelo novo de escola de 1º ciclo. Esse modelo de escola foi implantado em vários estados brasileiros  
Em 1980 a escola recebeu o nome de Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), em homenagem a referida professora pelos serviços prestados à educação seridoense.
Atualmente a escola oferece as 3 séries do  ENSINO MÉDIO E dentro dos programas Ensino Médio Inovador e Ensino Noturno Diferenciado
FONTE - BLOG DA ESCOLA

ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ

Centro Educacional José Augusto (CEJA)  
Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim
Escola Estadual Zuza Januário
Escola Estadual Dom Adelino Dantas
CAIC – Escola Estadual Senador Dinarte Mariz
Escola Estadual Senador Guerra
Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel
Escola Estadual Antonio Aladim
Escola Estadual Joaquim Apolinário
Escola Estadual Monsebhor Walfredo Gurgel
Eescola Estadual  Iracema Bezerra
Eescola Estadual  Estevão diacomo
Eescola Estadual  Vilagran Cabrita
Eescola Estadual  Zuxa Jabuário

Eescola Estadual  Manoel Fernandes Jorge

MAIS

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014